MENSAGENS


POR QUE SOU DIZIMISTA?



Vou começar este estudo dizendo o porquê muitos não são dizimistas:
a) Muita gente não tem entendimento espiritual do dízimo; b) Outros são mal ensinados; c) Alguns apresentam-no como carga, obrigação religiosa; d) Outros ainda usam o dízimo como subterfúgio para conseguir angariar recursos financeiros e montar seus impérios, o que escandaliza a muitos; e) Há aqueles que por medo de espantar as pessoas e perdê-las ou medo de causar má impressão, não falam do dízimo como deveriam; f) E há aqueles, ainda, que pregam até contra o dízimo para serem "diferentes" e conquistarem a simpatia dos insatisfeitos.
Eis o porquê desta exposição sobre o dízimo que será apresentado de forma simples, espiritual e bíblica para ser uma bênção em sua vida e em sua amada igreja. Vamos, então, responder a pergunta: "Por que sou dizimista?".
1) Porque o dízimo é santo - Lv 27.30-32.  2) Porque quero ser participante das grandes bênçãos - Ml 3.11,12. 3) Porque amo a obra de Deus sobre a face da terra - Ml 3.10. 4) Porque não quero ser amaldiçoado - Ml 3.9. 5) Porque Deus é dono de tudo, inclusive de meus bens e de minha vida - Sl 24.1. 6) Porque eu mesmo vou desfrutar dele na Casa de Deus - Dt 14.22,23. 7) Porque mais bem-aventurado é dar do que receber - At 20.35. 8) Porque Deus ama ao que dá com alegria - II Co 9.7. 9) Porque tudo vem das mãos de Deus - I Cr 29.11. 10) Porque não sou avarento - I Tm 6.10. 11) Porque meu rico tesouro está nos céus - Mt 6.19-21. 12) Porque obedeço a Deus e não ao homem - At 5.29. 13) Porque a bênção de Deus é que enriquece - Pv 10.22. 14) Porque receberei de Deus com a mesma medida - Lc 6.38. 15) Porque os pensamentos de Deus são mais altos que os meus - Is 55.8,9. 16) Porque Deus me escolheu e me nomeou - Jo 15.16. 17) Porque minha descendência não vai mendigar o pão - Sl 37.25. 18) Porque meu salário não será posto em saco furado - Ag 1.6. 19) Porque quero ter a consciência tranqüila - I Tm 1.19. 20) Porque tudo que o homem plantar, isso colherá - Gl 6.7. 21) Porque Deus suprirá todas as minhas necessidades - Fp 4.19.
CONVICTO DE QUE DEUS É O DONO DE TODAS AS COISAS, INCLUSIVE DE MIM MESMO, LEVO PARA A CASA DE DEUS, COMO UM ATO DE FÉ, A DÉCIMA PARTE DE TUDO QUANTO ELE ME AJUDA A GANHAR!!!

_________________________________________
DOR


Cinetose é o nome que se dá ao fato de alguém enjoar, sentir tontura, ter sudorese e até vomitar quando um veículo está em movimento e ela começa a ler.
Acontece que o ouvido avisa o cérebro que o corpo está em movimento, mas a visão não está detectando este movimento. O cérebro, por sua vez, responde com estes sintomas, avisando o que está acontecendo.
Quando sentimos dor, geralmente é o AVISO de que alguma coisa não vai bem: queimadura, fome, objeto pontiagudo em contato com o corpo, exagero com álcool ou alimento, mal funcionamento do organismo, roupa ou calçado apertado, etc.
Não se há de desprezar as dores da alma: medo, saudade, perda, incapacidade, angústia, preocupação, culpa, etc.
Numa reportagem em um canal de TV aberta, foi mostrado um casal que, por não sentir dor, já havia perdido parte dos dedos das mãos e dos pés, tinha queimaduras e furos pelo corpo, e outros danos físicos. Inexplicável e terrível mal.
Diante dessas informações, devemos nos atentar para o fato de que a dor é um aviso e tem uma causa. Causa esta que deve ser investigada, detactada, combatida e resolvida. 
Remédios que aliviam o sintoma sem tratar a causa não resolvem e devem ser evitados. Não falo só de analgésicos e calmantes, mas no caso do coração apaixonado, de um amor para esquecer outro, no âmbito da alma, compras pra vencer a depressão, trabalho e diversão para se livrar da angústia e do vazio...
Às vezes a solução é orar, outras, aprender a controlar as emoções, outras ainda, é falta de Deus (conversão), compadecer-se e ajudar o próximo, exercitar-se todos os dias, realizar exames preventivos, e ainda respeitar seus próprios limites.
A dor nos faz pensar mais, refletir, abrirmos o coração e nos tornarmos mais conscientes de nós mesmos e de nossas responsabilidades.
Já reparou que aceita-se uma palavra de fé quando se tem a dor da perda de um ente querido e que a recepção não é a mesma numa festa de comemoração?
Tá doendo? Pare e pense. Ouça seu corpo, seu coração, Ouça a Deus!!! Creia que Jesus levou na cruz todas as nossas dores, do corpo e da alma, para termos paz, saúde e vida eterna, livres, inclusive, da dor causada pelo pecado!!!
_________________________________________
DINHEIRO...


"...o dinheiro a tudo responde" (Ec 10.19b). 

Sem ele, o sr de sessenta anos não estaria com a moça de vinte; Pastores não estariam na TV; Não se construiriam grandes e lindas igrejas; Muitos de nós e de nossos filhos nem teriam nascido ou teriam sido ceifados ainda juvenis; Alguns já teriam partido, pois dependem de médicos, enfermeiros, remédios, aparelhos e tratamentos, e tudo caro.

A Bíblia chega ao ponto de dizer que devemos granjear amigos com o dinheiro (Lc 16.19)!

Sem dinheiro JK não teria construido Brasília, nossa Capital Federal, nem teria contado com Niemeyer e Lúcio Costa; José e Maria não teriam fugido de Herodes - foi com a venda da mirra, do incenso e do ouro que levantaram recursos para a viagem (Mt 2.11); Jesus não teria pago o imposto (Mt 17.24-27); Paulo teria passado necessidade (Fp 4.14-18); O ministério do Senhor Jesus não teria a mão de obra dos 12 apóstolos e de mais 70 discípulos (Lc 8.3; Mc 12.41,42); Sem ele não se pode sequer comer (II Ts 3.10)!

A Bíblia mesmo, ou seja, o livro, dá emprego e dinheiro para muita gente: ganha a gráfica, ganham os funcionários, o marketing, a transportadora, a livraria, a igreja, o colportor,o ambulante, e até o contador e o Governo!  por falar em Bíblia, quase todo líder tem a sua personalizada e que leva o seu nome ou o nome de sua editora e/ou igreja e ministério: é a Bíblia de estudo do fulano, do ciclano, com referência disso e daquilo, com linguagem tal e tradução tal, com hinos, com letras de cor diferente, com concordância, do obreiro, do líder, do executivo, da mulher, da criança... Ufa! Chega. E vai dinheiro pra lá e pra cá.

A Bíblia manda dar dízimos e ofertas (Ml 3.8-10; Mt 23.23; Hb 7.1-9), dar a quem nos pedir, além de emprestar (Mt 5.42), dar aos pobres e ser hospitaleiro - procure a referência destas duas últimas, e tudo isso requer: $$$!

Já viu alguém fazer dieta sem dinheiro (não falei passar fome)? Fazer academia sem grana, bufunfa, arame, cala boca, verdinha...?
Há gente que só sorri porque o dinheiro lhe garantiu os dentes da boca; só penteia o cabelo porque o dinheiro pagou o cirurgião e sua equipe que o transplantou; que só está vivo porque passou pelas mãos dos melhores nos mais bem conceituados centros médicos!
Dinheiro! Há casal que se separa por falta dele; outros, por terem-no em abundância, mas com cobiça e avareza. Com ele se vai pro inferno como também pro céu. Uns são respeitados pelo dinheiro que têm e outros queridos pelos presentes que dão e que agradam!!! Ou não? Vai dizer que você não chama de "boa gente" quem te dá aquele presentão???

Quem trabalha sem querer salário em troca? Quem não o quer para dar roupa bonita e bom colégio para o filho?

Dinheiro para conhecer nosso país e o mundo, divertir-se, comer comidas boas e exóticas em ambientes sofisticados, ser bem servido, bem tratado, locomover-se rápido e com conforto e segurança, seja por terra, ár ou mar (rimou).

Por que se deixar desviar ou se corromper quando tiver dinheiro? Alguém teria de fazer voto de pobreza? Por que as pessoas nos taxam de desonestos se melhoramos de vida? Não somos trabalhadores, esforçados ou  inteligentes o bastante? Como pregar prosperidade e viver na miséria? O melhor e ter o pior?

Alguns dizem: "eu era mais feliz quando não tinha dinheiro!". "Ok", eu respondo, "eu te deixo morrer de felicidade de novo: dê tudo o que você tem para mim!".

$! Por que não: faça caridade, passe por bonzinho e abata do IR?!
Você já viu filho matar os pais por causa de dinheiro? E amigos se separando? E acusações falsas? 

É baiano, você precisa de dinheiro para comprar a sua farinha! E você gaúcho, pra comprar seu chimarrão e sua gaita!

Pois é, o $ a tudo responde! 

Minha mente está fervendo de ideias e pensamentos, frases e palavras, mas chega, basta, parei! 

Leia tudo e tire suas próprias conclusões! Não falei bem e nem mal, a favor, nem contra, apenas te incitei a pensar, apresentei fatos e situações da vida que envolve o dito cujo!!!
  
-----------------------------------------------------------
NÃO SEJA BULE!!!

Para que serve o bule? Para "por café". Falando rápido, soa como "pouca fé". Não seja crente bule, mas crente en(fé)zado.

Na Bíblia temos vários casos de gente de fé, e uma fé que podia ser vista. Hoje, há pessoas que, ao olharmos para elas ou ouvirmos suas palavras, vemos derrota, desânimo, miséria, doença e fracasso, mas não vemos fé.

Vejamos Marcos capítulo 2, versículos 1 a 5 e versículos 10 a 12: "Alguns dias depois entrou Jesus outra vez em Cafarnaum, e soube-se que ele estava em casa. Ajuntaram-se, pois, muitos, a ponta de não caberem nem mesmo diante da porta; e ele lhes anunciava a palavra. Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro; e não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados (...) Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. Então ele se levantou e, tomando logo o leito, saiu à vista de todos; de modo que todos pasmavam e glorificavam a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa semelhante".

O fato de os rapazes não terem desistido e até terem feito uma loucura - levar um paralítico numa cama para cima do telhado (é claro, depois de terem ouvido falar de Jesus) - fez com que o Senhor dissesse que viu a fé deles, o que O provocou a perdoar e curar o homem coxo.

Repare Atos capítulo 14, versículos 7 a 10: "(...) e ali pregavam o Evangelho. Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava".

Paulo pregou a Palavra, viu que o homem tinha fé para ser curado e determinou que se levantasse. Por sua vez, o homem ouviu a Palavra, teve fé para ser curado (não sei o que fez ou falou para que Paulo visse que tinha fé, mas Paulo viu) e se levantou, obedecendo a Paulo e à voz do seu coração.

O cego de Jericó é outro exemplo de fé que pode ser vista, fé forte, concreta, grande. "Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho". (Marcos capítulo 10, versículos 42 a 56).

Repare que alguém pregou a Palavra, falou de Jesus para ele. Quando soube que Jesus passava, clamou (movido por sua fé). Tentaram impedi-lo, mas ele clamou ainda mais. Quando você começa a buscar a Deus, ir à igreja, algumas pessoas sempre se levantam, ora para falar mal da igreja, ora do pastor. Convidam-lhe para ir a algum lugar no dia e horário do culto. Dizem que você não merece, que o seu caso não tem jeito, etc. Nessas horas faça como Bartimeu: use sua fé e clame mais ainda.

Quando Jesus o chamou, o cego (hoje deficiente visual) de Jericó lançou de si a sua capa. Isso é o que faz a diferença! É como se hoje alguém jogasse fora a bengala e os óculos escuros. Antes de ser curado, mas já tomando posse da bênção pela fé, ele jogou fora a sua capa, como se dissesse: "Eu não preciso mais de você. Não tem mais volta. Ele não falha, eu já consegui. Estou livre, não vou me decepcionar. É Jesus!"

Use a sua fé que veio quando você ouviu a Palavra de Deus, pois "se creres, verás a glória de Deus". (João capítulo 11, versículo 40).